COMO CORTAR PEIXE PASSO A PASSO

Avaliar a Frescura do Peixe

Avaliar a Frescura do Peixe

Na cozinha, a avaliação do grau de frescura dos peixes assenta unicamente na análise através dos sentidos, desde a visão, ao cheiro e ao tacto. Na sua avaliação deve ter em conta:

Cheiro: suave, fresco e agradável.

Aspecto Geral: cor viva, brilhante, com reflexos metalizados e coloridos, corpo rígido, arqueado, consistência firme e flexível.

  • A) Olho – Claro, vivo, pupila negra, brilhante, convexo, transparente.
  • B) Escamas – Bem aderidas umas às outras, brilhantes, reflexos metalizados.
  • C) Pele – Esticada, bem colorida, bem agarrada aos filetes. Coberta com uma espécie de muco transparente, dependendo das espécies.
  • D) Guelras – Húmidas, brilhantes, rosadas ou vermelho-vivo.
  • E) Abdómen – Firme, flexível, nem inchado nem esticado, sem manchas.

Dica do Chef Corte de Peixe Filetado

Amanhar o peixe inteiro

amanhar peixe inteiro retirar barbatanas e cauda

1. Retirar as barbatanas e a cauda

Trabalhe do rabo do peixe para a cabeça e elimine todas as barbatanas e barbilhões com a ajuda de uma tesoura de cozinha. Preste atenção aos raios espinhosos e às espinhas venenosas, que podem ser perigosos.

amanhar peixe inteiro aparar rabo com tesoura

2. Aparar cuidadosamente o rabo com a tesoura

Trabalhe do rabo do peixe para a cabeça e apare cuidadosamente o rabo com a tesoura.

 

 

amanhar peixe inteiro escamar

3. Escamar

Segure firmemente pelo rabo, retire todas as escamas com a ajuda de uma faca adequada e lave o peixe.

 

 

amanhar peixe inteiro retirar guelras

4. Retirar as guelras

Levante os opérculos e descole e arranque as guelras com a ajuda da faca.

 

 

amanhar peixe inteiro retirar vísceras

5. Retirar as vísceras

Faça uma incisão com 2cm a 3cm de comprimento do rabo para a cabeça na parte ventral do peixe. Retire todas as vísceras e limpe completamente o peixe.

 

 

Dica do Chef Corte de Peixe

Fazer Filetes

Peixes Médios (Truta, Salmonete)

filetar peixe médio secar

1. Secar o peixe

Seque delicadamente o peixe com papel absorvente.

 

 

filetar peixe médio posicionar peixe na tábua

2. Posicione o peixe na tábua

Coloque o peixe em cima da tábua de corte com o rabo virado para si e a espinha dorsal virada para o lado direito.

 

 

filetar peixe médio esticar a pele

3. Estique bem a pele

Ponha a mão esquerda em cima do peixe e estique bem a pele ao nível da espinha dorsal.

 

 

filetar peixe médio incisão em todo o comprimento

4. Faça uma incisão em todo o comprimento

Faça uma incisão em todo o comprimento, 1mm a 2mm acima da espinha dorsal e separe delicadamente o filete ao longo da espinha.

Dica do Chef: Contorne bem a cabeça o mais acima possível para não deixar carne no sítio onde o filete é mais espesso.

 

 

filetar peixe médio virar

5. Vire o peixe

Vire o peixe. Faça uma incisão de 1mm ou 2mm acima da espinha dorsal em todo o comprimento do filete e separe-o com cuidado para não deixar vestígios de carne na espinha.

Coloque delicadamente a lâmina da faca entre os “nervos” e o músculo e retire-os sem cortar a carne.

 

 

 

Peixes Grandes (Robalo, Salmão, Pescada)filetar peixes grandes posicionar peixe

1. Posicione o peixe

Coloque o peixe bem seco na tábua de corte com o rabo virado para si e a espinha dorsal virada para o lado direito.

 

filetar peixes grandes esticar bem

2. Estique bem o peixe

Coloque a mão esquerda bem espalmada em cima do peixe.

filetar peixes grandes começar a separar espinha

3. Comece a separar o peixe da espinha

Faça uma incisão por cima e outra por baixo da espinha dorsal, para a separar.

filetar peixes grandes separar espinha

4. Separe a espinha

Levante ligeiramente a extremidade cortada do filete e introduza a lâmina da faca acima da espinha.

filetar peixes grandes finalizar corte

5. Finalize o corte

Quando chegar ao final do peixe, contorne bem a cabeça para não estragar.

filetar peixes grandes retirar espinha

6. Retire a espinha

Não vire o peixe. De imediato, levante ligeiramente a espinha, separando-a do filete e faça o mesmo como no filete anterior.

filetar peixes grandes retirar pele

7. Retire a pele dos filetes

Retire a pele dos filetes ao colocá-los com a pele virada para baixo na tábua de corte. Segure no filete pela pele e deixe deslizar com cuidado a faca entre a carne do filete e a pele.

Dica do Chef Corte de Peixe Filetar

COMO ARMAZENAR PEIXES

Depois de aprender a pescar e saber todos os equipamentos de pesca, você precisará aprender a armazenar o peixe adequadamente, caso não planeje comê-lo imediatamente. Armazenar peixes após a captura é tão fácil quanto o acesso ao gelo e / ou refrigeração.

Primeiro, lembre-se de manter um peixe vivo ou resfriado com gelo desde o momento em que é pescado até o momento em que é armazenado. Aprender a limpar um peixe é mais fácil do que você pensa, você precisa limpar o peixe o mais rápido possível para preservar seu sabor. No entanto, um peixe inteiro pode ser guardado por um dia antes da limpeza, se for resfriado ou congelado. Depois de limpar e cortar o peixe em filés ou cortar a seu gosto, há várias maneiras de armazená-lo.

1. COLOQUE O PEIXE NO GELO

É muito importante congelar o peixe durante todo o processo de preparação. Mas é especialmente importante, depois de preparar o peixe, colocá-lo no gelo. Cobrir peixes também é a melhor maneira de armazenar peixes para transporte. Use um resfriador isolado e deixe o bujão de drenagem do resfriador aberto para permitir que a água resfriada seja drenada. A água estraga o sabor do peixe.

Distribuidora de peixe, pescados, frutos do mar.

2. REFRIGERE O PEIXE

Como manter o peixe fresco sem congelar? Siga as etapas abaixo para aprender como armazenar peixes recém-pescados em refrigeradores.

  • Antes de refrigerar um peixe, lave-o em água fria e seque-o com um pano limpo ou papel-toalha.
  • Em seguida, embrulhe o peixe limpo em papel manteiga. , filme plástico ou papel alumínio e guarde-o no gelo ou na geladeira.
  • Normalmente, você pode armazenar um peixe na geladeira por até dois dias.
  • Peixes grandes ou pedaços grandes de peixe duram mais do que pedaços pequenos. Peixes magros (panela de peixe e walleye) são armazenados mais do que peixes gordurosos (truta).

Peixe fresco é na Nipponfish

3. CONGELANDO O PEIXE

O congelamento é outra forma comum de armazenar peixes. O peixe congelado pode durar de três a 12 meses. No entanto, a preparação para o uso de congelamento para armazenamento de peixes é importante. Um peixe pode perder o sabor se entrar em contato com o ar. Aqui estão alguns métodos de congelamento:

  • Limpe o peixe e coloque-o em um saco plástico para freezer. Antes de fechar o zíper, certifique-se de remover todo ou o máximo de ar possível.
  • Considere embrulhar os peixes em papel alumínio e, em seguida, embrulhá-los novamente em papel para freezer antes de congelá-los.
  • Se você armazena peixes com freqüência, considere comprar um selador de embalagens hermético. Funcionam melhor porque retiram todo o ar da embalagem quando lacrada, evitando que o peixe perca o sabor.
  • Outra forma de congelar peixes é em um bloco sólido de gelo. Use o recipiente da geladeira. Coloque o peixe limpo no recipiente, mas use água apenas o suficiente para cobrir o peixe.

 

Agora que você sabe como armazenar peixes, siga estas etapas para peixes congelados. Coloque o peixe na geladeira durante a noite ou coloque o peixe embrulhado em água fria. Não descongele o peixe no micro-ondas, pois parte dele começará a cozinhar antes de as outras partes serem descongeladas.

SOMOS DISTRIBUIDORA DE PESCADOS EM SÃO PAULO

O Distribuidor de Peixes e Frutos do Mar é uma das principais empresas responsáveis por levar os melhores produtos do mar para os clientes. Eles se preocupam com a qualidade de seus produtos, que são pescados frescos e comercializados em menos de 24 horas, garantindo assim o sabor e a textura ideais para uma refeição de qualidade. 

Para garantir essa qualidade, os distribuidores de peixes e frutos do mar trabalham com uma equipe qualificada que cuida de toda a logística da empresa. Desde a escolha da matéria-prima até a venda e distribuição dos produtos. 

Além disso, a variedade de peixes e frutos do mar que são comercializados é enorme, abrangendo desde os mais populares, como o salmão, o atum e o camarão, até os mais exóticos, como ostras, lagostas e vieiras.

O distribuidor de peixes e frutos do mar é importante não só para restaurantes e estabelecimentos comerciais, mas também para o consumidor final, que pode adquirir produtos frescos e de alta qualidade para preparar suas próprias refeições. É um serviço que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, sendo um setor fundamental para o desenvolvimento da economia brasileira.